sábado, 3 de março de 2012

Escultor João Duarte, menção máxima a nivel Mundial

Medalha "Domus, Domus" (reverso), bronze, aço inox 
A medalha "Domus, Domus" será editada e colocada disponível ao público no mês de Março deste ano, sendo capa da MEDAL, revista oficial do British Museum de Londres, como também fará parte do espólio do respectivo Museu.
Medalha "Domus, Domus" (anverso), bronze, aço inox
O escultor João Duarte, foi galardoado com o "J. Sanford Saltus Award for Distinguished Achievement in the Art of the Medal" para 2011, prémio que é Nobel da Medalhística, pela American Numismatic Society, que visa premiar escultores cujos trabalhos se destacam, a nível mundial, no âmbito da medalhística contemporânea. O prémio será entregue em data a anunciar durante o “XXXII Art Medal Congress” da FIDEM (Fédération Inernationale de la Médaille) , em Glasgow de 10 a 12 de Julho de 2012.
É de salientar que João Duarte foi convidado pela British Art Medal Society do British Museum de Londres para elaborar a medalha de 2012 para esta instituição.

João Duarte nasceu em Lisboa, em 1952. Licenciou-se pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (Artes Plásticas – Escultura) em 1978. É professor da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e director da Secção de Investigação e de Estudos Volte Face – Medalha Contemporânea. João Duarte alcançou todos os prémios nacionais e internacionais existentes nesta categoria sendo um dos mais prestigiados medalhistas a nível mundial. É ainda Académico Correspondente da Academia Nacional de Belas-Artes. Entra para membro da FIDEM (Federation Internationale de la Médaille) em 1990. Foi membro fundador da Associação de Artistas Plásticos do Concelho de Vila Franca de Xira e membro fundador do Grupo Anverso Reverso – Medalha Contemporânea. Realizou exposições individuais e colectivas de escultura e medalhística em Portugal e no Estrangeiro. Participou nos diversos Congressos Mundiais de Medalhística da FIDEM ( Alemanha, Espanha, Bélgica, Estados Unidos da América, Finlândia, Holanda, Hungria, Japão, Reino Unido e Suiça). Está representado nas colecções de vários museus e galerias em  Portugal, Espanha, Holanda e Reino Unido. 

"Éden", inox, mármore, 1999 - MAC


"119 segundos demorados", bronze, 2005 - MAC

"Menina deitada", bronze - MAC
Medalha "Every hour is not the next ", bronze, inox, 1996 - MAC
Medalha "Grémio Instrução Liberal", aço inox, acrílico, bronze, 2006 - MAC
Medalha "Centenário do Liceu Normal Pedro Nunes", aço, inox, bronze, resina, 2006 - MAC

Medalha "500 anos do Santuário da Nossa Senhora da Atalaia", acrílico, resina, 2007 - MAC
Medalha "Apocalipse", acrílico, fio de algodão, papel, 2008 - MAC
"Troféu MAC' 08 ", acrílico, 2008 - MAC

Sem comentários:

Enviar um comentário