quinta-feira, 19 de abril de 2012

Biografia do pintor e escultor Fernando Botero

Fernando Botero

Dia 19 de Abril (aqui)


Fernando Botero nasceu em Medellín, no dia 19 de Abril de 1932, é um pintor e escultor colombiano. Começou a trabalhar como ilustrador no seu país. Nos anos 50 realizou viagens a Madrid, onde se inscreve na Academia de Belas Artes de São Fernando, adicionando ao seu interesse por arte pré-colombiana, os mestres espanhóis. Na cidade de Paris, visita o Museu do Louvre e realiza cópias de obras de mestres da pintura. Viveu em Florença, onde estudou técnicas de afresco e conheceu algumas obras  de mestres da arte renascentista.
 
A sua primeira exposição foi em 1951, em Bogotá. Durante o período de residência no México, o contacto com os Muralistas mexicanos foi decisivo para a sua obra. As figuras corpulentas e roliças, desferem uma crítica social, especialmente no que diz respeito à ambição do ser humano.
Botero, em convénio com a famosa obra de Jan van Eyck, O Casal Arnolfini, criou a sua releitura do quadro, com formas redondas, assim como fez com a famosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Botero é um pintor reconhecido perante a sociedade, e ídolo de muitos artistas. Realizou mais de 50 exposições em todo o mundo. Fernando Botero doou 208 obras ao Museu Botero em Bogotá, sendo 123 obras da sua autoria.

Monalisa, óleo sobre tela, 1977 - Museu Botero, Bogotá
A Orquestra, óleo sobre tela, 1991 - Colecção do artista
Picador na Praça, lápis sobre papel, 1986 - Colecção do artista
Picnic, óleo sobre tela, 1989 - Colecção do artista
O Banho, óleo sobre tela, 1989 - Colecção do artista

A Sesta, tinta sobre papel, 1989 - Colecção do artista
Homem e Mulher sentados num banco, lápis sobre papel, 1995 - Colecção do artista
O Páteo, óleo sobre tela, 1999 - Colecção do artista
Família Colombiana, óleo sobre tela, 1999 - Colecção do artista
O gato da rua Raval, escultura, Barcelona
Escultura em Goslar, Alemanha

Sem comentários:

Enviar um comentário