quinta-feira, 12 de abril de 2012

Quadro de Rossetti vai a leilão

 "Cumprimento a Beatriz", de Dante Gabriel Rossetti

Pertencia a uma colecção privada na Escócia, mas agora poderá alcançar entre os 1,200 e 1,800 milhões de euros, num leilão. O retrato intitulado "Cumprimento a Beatriz" ("The Salutation of Beatrice"), é inspirado nos poemas do seu homónimo Dante, poeta italiano que tinha em Beatriz a sua musa preferencial.   Ler artigo aqui. (cmjornal)




Auto-retrato de Dante Gabriel Rossetti, 1847- National Portrait Gallery, Londres
Dante Gabriel Rossetti (12 de Maio, 1828 - 9 de Abril 1882) foi um escritor, ilustrador e pintor inglês. Foi educado numa atmosfera de activismo cultural e político, que muito influenciou o seu desenvolvimento artístico. Fundou a Irmandade Pré-Rafaelita, em 1848, com William Holman Hunt e John Everett Millais. O seu trabalho também influenciou os europeus simbolistas e foi um importante percursor do movimento estético.
Os primeiros Rossetti, pinturas a óleo - Girlhood da Virgem Maria (1849) e Ecce Ancilla Domini (A Anunciação - 1850) - exibiam as qualidades realistas do movimento Pré-Rafaelita.

Girlhood da Virgem Maria, óleo sobre tela, 1849 - TATE
Ecce Ancilla Domini, óleo sobre tela, 1850 - TATE
As obras de Rossetti foram caracterizadas pela sensualidade e revivalismo medieval. Poesia e imagem estão intimamente entrelaçados nos trabalhos de Rossetti. Frequentemente escrevia sonetos para acompanhar os seus quadros, abrangendo desde o Girlhood da Virgem Maria (1849) a Astarte Syriaca (1877), além da ilustração de poemas como Goblin Market de Christina Rossetti , sua irmã e poeta célebre.
Em 1860, Rossetti abandonou o estilo de pintura medieval e optou por imagens de mulheres em espaços pictóricos caracterizados por cores densas. Estas obras demonstram influência do Alto Renascimento italiano.
A sua esposa Elizabeth Siddal morre em 1862, Rossetti sofre frequentes estados depressivos. 
 
Retrato de Elizabeth Sidal, aguarela, 1854

A esposa, óleo sobre linho, 1865 - TATE
Astarte Syriaca, 1877, Galeria de Arte de Manchester
A vida pessoal de Rossetti estava intimamente ligada com o seu trabalho, especialmente as relações com as suas modelos e musas, Fanny Cornforth, Alexa Wilding e Jane Morris. Em 1868, executou uma série de desenhos de Jane Morris, que serviram de base a posteriores pinturas temáticas.
Desempenhou um papel importante na empresa William Morris, Marshall, Faulkner & Co., sobretudo como designer de vitrais. 
No domingo de Páscoa de 1882, morreu na casa de campo de um amigo em Inglaterra. O seu túmulo é visitado por admiradores, que aí depositam com regularidade flores frescas. 

Jane Morris (O Vestido Azul), óleo sobre tela, 1868 - Galeria de Arte Walker
Retrato de Fanny Cornforth, óleo sobre tela, 1868 -  Galeria de Arte e Museu de Birmingham
Retrato de Alexa Wilding, lápis e giz, 1879
Música, vitral, 1862 - Museu Vitória e Alberto


Sem comentários:

Enviar um comentário