sábado, 6 de abril de 2013

João Baptista Ribeiro foi o primeiro director do MNSR

Auto-retrato, litografia, 1833 - Biblioteca Nacional de Portugal

João Baptista Ribeiro (distrito de Vila Real, 5 de Abril de 1790 – Porto, 24 de Julho de 1868) foi pintor, desenhador e gravador.
Filho de António José Ribeiro e Isabel Maria, uma família de origens humildes, cedo evidenciou a sua vocação para as artes. Os desenhos a carvão que executava nas paredes da sua terra natal, foram objecto de reflexão para alguns ilustres da época, empenhados em ajudá-lo.

Em 1802, João Ribeiro viajou para o Porto e inscreveu-se na Aula de Debuxo e Desenho da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto. Entre 1803 e 1810, frequentou a Aula de Desenho da Real Academia de Marinha e Comércio da Cidade do Porto, onde foi aluno de José António Barreto e de Raimundo Joaquim da Costa. As lições do mestre Domingos António de Sequeira, director da Aula de Desenho a partir de 1806, contribuíram para a sua formação como pintor. Domingos Sequeira acompanhou-o até ao final do curso, declarando ser o seu discípulo favorito. Obteve durante o curso três prémios de primeira classe (1807, 1808, 1809).  


Retrato do Rei D. João VI, oleo sobre tela, 95 x 83,6 cm, séc. XIX - Paço dos Duques



Retrato da rainha D. Carlota Joaquina, óleo sobre marfim, 6,5 x 7,5cm, 1924 - Palácio Nacional de Queluz
Retrato do rei D. Miguel I, óleo sobre tela, 85,2 x 60 cm, 1828 - 1834 - MNSR, Museu Nacional de Soares dos Reis
As primeiras pinturas, quatro painéis a cola (1808), realizadas para a festa em Acção de Graças pela Restauração de Portugal, assestadas na Igreja Matriz de Vila Nova de Gaia, colocaram-no na categoria dos primeiros artistas daquele tempo.
Terminado o curso, em 1811, foi nomeado por Carta Régia, lente substituto da Aula de Desenho da Real Academia de Marinha e Comércio do Porto (1811-1813). Como pintor estimado na corte, foi nomeado em 18 de Setembro de 1824, por Álvara, Mestre de Desenho e Pintura das Senhoras Infantas - filhas de D. João VI. 
Realizou um conjunto de retratos da Família Real, representando D. João VI, D. Carlota Joaquina, D. Pedro IV, D. Miguel I, assim como as Infantas Ana Maria de Jesus, Isabel Maria e Maria da Assunção. Para a Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra, realizou o retrato de D. Pedro IV e de D. Maria II, em 1834.

Retrato do Infante D. Miguel de Bragança, óleo sobre tela, 200 x 127,5 cm, 1823-1826 - Museu Nacional dos Coches

Retrato da rainha D. Carlota Joaquina, óleo sobre tela, 213 x 146,5 cm, 1824 - Palácio Nacional de Queluz
Infanta D. Ana de Jesus, gravura, 1824 - Biblioteca Nacional de Portugal
Infanta D. Isabel Maria, gravura, 1826 - Biblioteca Nacional de Portugal

Durante o Cerco do Porto (1832-1833), D. Pedro IV dispensou-o do serviço militar, como prémio dos seus méritos. Realizou aguadas sobre o desembarque de D. Pedro IV no Pampelido e Baterias do Cerco do Porto.

Organizou academias, e coordenou a recolha do espólio dos conventos abandonados e das casas confiscadas aos rebeldes absolutistas. Foi nomeado por decreto director do Museu Portuense de Pinturas e Estampas, mais tarde Museu Nacional de Soares dos Reis, publicando sobre esta sua actividade a Exposição Histórica da Creação do Museo Portuense. No mesmo ano (1835), foi nomeado Lente da Aula de Desenho da Real Academia de Marinha e Comércio do Porto. Entre 1836 e 1837, foi nomeado director da Real Academia de Marinha e Comércio do Porto e da Academia Portuense de Belas-Artes. Desiste deste último, a favor do lugar de director da Academia Politécnica do Porto, onde permaneceu quase até ao final da sua vida (1966).


D. Pedro, Duque de Bragança, gravura, 1833 - Biblioteca Nacional de Portugal
Rainha D. Maria II, litografia, 1834 - 1836 - Biblioteca Nacional de Portugal

Retrato de Alexandre Herculano, fotografia (gelatina, nitrato de prata e lápis), 1855 - Museu do Chiado, Museu de Arte Contemporânea
João Ribeiro interessou-se pela litografia e experimentou o daguerreótipo, a primeira forma de reprodução da imagem fotográfica. Retratou entre outros Passos Manuel, Francisco de Almada e Mendonça, e fixou a sua própria imagem e a dos amigos, entre eles o escritor Alexandre Herculano (daguerreótipo de 1854).
Em 1855, pintou o retrato de D. Pedro V, para a Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra.
Apresentou os seus trabalhos na Exposição Internacional de Paris em 1855 e na Exposição Internacional de 1865 no Palácio de Cristal do Porto.
Foi Comendador da Ordem da Conceição de Vila Viçosa (1824), Cavaleiro da Ordem de Cristo (1837), e Conselheiro de Estado (1853).

Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra, fotografia, ca. 1870 (in Panorama Fotográfico de Portugal, Coimbra [1871], p. [64].BN Res. 3421 V)  - Biblioteca Nacional de Portugal


Universidade de Coimbra, Sala dos Capelos
Selo comemorativo, 1836-1986 - SFAAC

Fontes:
http://www.arqnet.pt/dicionario/ribeirojb.html
http://www.matriznet.ipmuseus.pt/MatrizNet/Entidades/EntidadesConsultar.aspx?IdReg=68221
http://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?P_pagina=1000681

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