sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Cartão de Natal, 1902 - Ellen H. Clapsaddle

Calendário do Advento

Janela 13

"Saudações de Natal com Amor" - Anjo de Natal. Primeira data de uso em Dezembro de 1902. Artista: Ellen H. Clapsaddle. Editor: Raphael Tuck ans Sons - Tuck BD Post Cards

Raphael Tuck ans Sons. "Christmas", Postcards Séries No. 1736. Chromographed Prússia


Em que país foi vendido  o cartão?

Descubra aqui!


Ellen Hattie Clapsaddle (08 de Janeiro de 1865 - 07 de Janeiro de 1934) foi uma ilustradora norte-americana do século XIX e início do século XX. O seu estilo muito admirado e bem reconhecido, fez dela uma das maiores artistas do cartão postal da sua época. Conhecida pelo seu dom de pintar crianças adoráveis, tornou-se numa das mais famosas e procuradas artistas de cartões postais. Após 1882, recebeu uma bolsa que lhe permitiu frequentar o Cooper Union Institute for the Advancement of Science and Art, em Nova Iorque, onde apenas entravam alunos com mérito reconhecido e portadores de uma bolsa.
Clapsaddle criou as suas próprias paisagens e foi contratada para pintar retratos de famílias em Richfield Springs.  Apresentou o seu trabalho a diversos editores em Nova Iorque e tornou-se numa artista comercial.  As suas ilustrações foram com frequência utilizadas na publicidade de artigos em porcelana, calendários e leques de papel, entre outros. Os seus projectos artísticos foram muito valorizados durante o pico de produção da "idade de ouro de lembranças / cartões postais" (1898-1915), pelas suas grandes possibilidades de comercialização. Ellen Clapsaddle produziu mais de 3000 projectos no campo do cartão lembrança / postal. 
A grande diversidade de temas na obra de Calpsaddle, fizeram com que fosse preferida em varias ocasiões: Dia dos Namorados; Dia de São Patrício; Quatro de Julho; Halloween e Natal.


Raphael Tuck and Sons, foi uma empresa criada por Raphael Tuck e sua esposa, na cidade de Londres em 1866. A actividade do negócio, de venda de fotos, cartões e de cartões postais, era das mais conhecidas e bem sucedidas entre o final de 1800 e 1900. Em 1871 a empresa produz o seu primeiro cartão de Natal. Em 1893, a Rainha Victoria concedeu á empresa a autorização real de nomeação.


Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Ellen_Clapsaddle
http://en.wikipedia.org/wiki/Raphael_Tuck_&_Sons


Sem comentários:

Enviar um comentário