sábado, 17 de maio de 2014

Museus portugueses nomeados para o European Museum of the Year Award 2014

Dois museus portugueses receberam a Nomeação para o European Museum of the Year Award 2014 (EMYA) - Museu dos Transportes e Comunicações e Museu da Baleia da Madeira.  

O prémio é promovido anualmente pelo European Museum Forum (EMF). A EMF é uma organização independente sem fins lucrativos, supervisionada pelo Conselho Europeu, com o objectivo de reconhecer a excelência dos museus europeus ao serviço da sociedade e fomentar a inovação nas práticas museológicas.

O anúncio dos vencedores  e a cerimónia da entrega oficial dos prémios (Prémio Museu Europeu do Ano, Prémio Silletto e Prémio Kenneth Hudson), terá lugar na Assembleia Anual do Museu Europeu do Ano, a realizar em Tallinn, Estónia, entre 14 e 17 de Maio de
2014.
 

Museu dos Transportes e Comunicações, Edifício da Alfândega Nova do Porto, cidade do Porto.
 
O Museu dos Transportes e Comunicações, encontra-se localizado na margem do rio Douro, junto à zona histórica da cidade do Porto. Ocupa o edifício da Alfândega Nova do Porto - um dos imóveis mais emblemáticos da cidade - edificado no século XIX, com projecto do arquitecto francês Jean Colson. 
Decorridos mais de 150 anos, e depois da sua função aduaneira, o imóvel adapta-se a uma nova "vida" como espaço cultural. O projecto de requalificação sobre a orientação do arquitecto Eduardo Souto de Moura, decorre desde 1993. 


O Automóvel no Espaço e no Tempo (exposição permanente). Foto Ivo Canelas - MTC
O Motor da República: os carros dos presidentes (exposição permanente) - MTC
Painel "Ribeira Negra", autoria de Júlio Resende (exposição permanente). Foto arquivo AMTC

Metamorfoses de um Lugar. Museu das Alfândegas - Núcleo Museológico e Biblioteca (exposição permanente). Foto António Chaves - MTC

A missão do museu é:
 
Promover a compreensão do significado do papel desempenhado pelos transportes e pelas comunicações na sociedade.

Valorização da memória do lugar - o edifício da Alfândega do Porto.



Museu da Baleia da Madeira,  vila do Caniçal, arquipélago da Madeira

Localizado na vila do Caniçal, o Museu da Baleia da Madeira revela toda a história da caça à baleia na Madeira e das actividades a ela ligadas.
 
O Museu da Baleia da Madeira tem vindo a desenvolver, ao longo dos últimos anos, estudos dos cetáceos no arquipélago da Madeira.

Conheça o museu fazendo uma visita virtual aqui
 
 

A missão do museu é:
 
Preservar o património e o conhecimento histórico sobre a caça à baleia na Madeira, gerar e divulgar conhecimento sobre os cetáceos e o meio marinho, através de uma política integrada, ambientalmente responsável, assente na museologia, na educação e na investigação científica, contribuindo para aproximar as pessoas do mar.


Museu da Baleia da Madeira - MBM
Vista de popa da baleeira madeirense - MBM
Sala dos Cetáceos: Baleia-franca em escala real - MBM


Sem comentários:

Enviar um comentário