terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Calendário para 2017 I Imagens com leques

Leque "squelette" de dupla folha de seda pintada, com lantejoulas e vidrilhos. Cenas galantes. Varetas de marfim. Finais do século XVIII. Acervo do Museu Nacional dos Coches, 1976.

Nesta primeira publicação de 2017, desejo um Bom Ano a todos os seguidores, leitores, amigos e visitantes do "comjeitoearte".


Leque de folha dupla em papel pintado. Varetas de madeira pintada. Motivos historiados em medalhões. Século XVIII. Acervo do Museu Nacional dos Coches, 1976. 

Os seis calendários que criei para 2017, fazem-nos lembrar os dias quentes de Verão. Os bonitos leques que nos dias de hoje ajudam a refrescar, também serviram em outros tempos uma linguagem simbólica (publicação sobre "leques" aqui no blogue).

Algumas imagens, um calendário de 2017, um scanner e alguns conhecimentos de informática, constituem a base para criar um calendários de uso pessoal. 


Leque de seda pintada e marfim, com caixa. Varetas de marfim arrendado com espelhos. Século XIX. Acervo do Museu Nacional dos Coches, 1976. 

Leque de penas com varetas de tartaruga. Século XIX. Acervo do Museu Nacional dos Coches, 1976. 

Leque de organdi preto pintado à mão, e ornamentado a renda de Chantilly. Varetas de madeira, pintada. Século XIX. Acervo do Museu Nacional dos Coches, 1976. 

Leque chinês de dupla folha, em papel pintado, com aplicações de marfim e tecido. Varetas de charão. Cenas de teatro e da corte. Século XIX. Acervo do Museu Nacional dos Coches, 1976



Fonte: 
Ministério da Comunicação Social, 1976 - Museu Nacional dos Coches - Leques, Lisboa. Ministério da Comunicação Social



Sem comentários:

Enviar um comentário