segunda-feira, 16 de abril de 2018

25 de Abril - Factos da Revolução -. II

Jornal , cartoon, 1972
Cartoon intitulado «jornal», realizado pelo arquitecto, pintor e ilustrador João Abel Manta, na época  anterior ao 25 de Abril de 1974. 

João Abel Manta destacou-se como um dos maiores cartonistas portugueses. Os seus trabalhos abordaram de forma critica e irónica a realidade portuguesa nos anos anteriores e posteriores ao 25 de Abril.



1974 (leia outros factos aqui e aqui)

16 de Abril - Otelo Saraiva de Carvalho reúne no Regimento de Engenharia 1, com o major Eurico Corvacho. explicando-lhe a ideia geral de manobra, especialmente as movimentações a levar a cabo na Zona Norte. A pedido deste, agrega-lhe as forças do Centro de Instrução de Operações Especiais de Lamego, cometendo-lhes a missão de reforçar as tropas do Porto. 
 
17 de Abril - Otelo distribui as missões aos delegados do Agrupamento Norte (November), no apartamento de Dinis de Almeida, estando presentes todos os agentes de ligação para esse sector (...). 

18 de Abril - Otelo distribui as missões aos delegados do Sector Centro (Charlie), em sua casa, contando-se entre estes o capitão Correia Bernardo, em representação da Escola Prática de Cavalaria ( Santarém). 

19 de Abril Otelo distribui as missões aos delegados do Sector Sul (Sierra), em casa do major Fernandes da Mota. 
 
30 anos de Abril (2004); Junta de Freguesia das Mercês)
          


Fontes::

30 anos de Abril (2004); Junta de Freguesia das Mercês

João Abel Manta,Cartoons 1969-1075. Edições "O Jornal", 1975Lisboa

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Abel_Manta


Sem comentários:

Enviar um comentário